Faltando abas na imagem de boot depois de instalar o ADK para Windows 10 no ConfigMgr 2012 R2

Depois de instalar o ADK para Windows 10 no ConfigMgr 2012 R2 as imagens de boot existentes não serão atualizadas. Em decorrência disso algumas abas de não serão exibidas nas propriedades da imagem de boot, como adicionar Drivers e Customize.

2015-08-17 13_30_20-Coretech - ctcm01.coretech.intra - [SCCM 2012 server] - Royal TS

De acordo com o blog Coretech, isso ocorre porque o SCCM compara a versão do ADK instalado com a versão da imagem de boot e, caso as propriedades não sejam iguais, as abas são escondidas. Entretanto, após atualizar os pontos de distribuição a versão da imagem de boot não é checada novamente e a imagem antiga é redistribuída.

 

Para corrigir

Caso não tenha instalado o SP1

Apenas desinstale o ADK antigo e instale o novo antes de instalar o SP1. Isso fará com que a imagem de boot de referencia seja atualizada e utilizada corretamente pelo SCCM.

Caso já tenha instalado o SP1

  • Primeiro, será necessário atualizar o arquivo boot.wim que o SCCM usa como referenciar para as imagens de boot.
  • Copie o aquivo winpe.wim da pasta de instalação do ADK, como por exemplo (certifique-se de manter a arquitetura da imagem consistente):
    C:\Program Files (x86)\Windows Kits\10\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\amd64\en-us” 
  • Copie este arquivo para o diretório onde está instalado o OSD no seu ConfigMgr, como por exemplo:
    D:\Program Files\Microsoft Configuration Manager\OSD\boot\x64
  • Delete o antigo boot.wim e renomeie o winpe.wim para boot.wim.
  • Faça a mesma coisa para a imagem de 32-bits. Caso tenha imagens de boot customizadas, repita o procedimento para todas elas também.
  • Agora será necessário atualizar os dados da imagem utilizados pelo SCCM para decidir quando mostrar ou ocultar as abas.
  • Para isso, execute os comandos abaixo no PowerShell, com privilégios administrativos. Obviamente, substitua <SITECODE> e <PACKAGEID> pelo Site Code da sua estrutura e o Package ID correspondente à imagem de boot que você está atualizando.
$SiteCode = "<SITECODE>"
$PackageID = "<PACKAGEID>"
$BootImage = Get-WmiObject -Namespace "root\SMS\site_$($SiteCode)" -Class SMS_BootImagePackage -Filter "PackageID = '$($PackageID)'" -ErrorAction Stop
$BootImage.ReloadImageProperties()
  • Depois disso as imagens de boot estarão atualizadas para a versão 10.0.10240.16384 (Windows 10 ADK) e as abas de customização estarão novamente disponíveis.2015-08-17 13_55_58-Coretech - ctcm01.coretech.intra - [SCCM 2012 server] - Royal TS
  • Lembre-se de atualizar os Distribution Points com a nova versão da imagem.

Fonte: Coretech Blog » Blog Archive » Missing tabs on Boot image after installing ADK for Windows 10 in ConfigMgr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *