Problema com pedal de Sustain Roland DP10

Estou escrevendo esse post pois tive um problema com o meu pedal de sustain Roland DP10 e não consegui encontrar muita ajuda sobre o tema na internet.

Para quem não sabe o Roland DP10 é esse pedal de sustain aqui:

Pedal Roland DP10
Pedal Roland DP10

Recentemente o meu apresentou o seguinte problema: ou ele nunca sustentava o som ou ele fica num sustain eterno. Não adiantava alterar a chave da posição “control” para a posição “continuous“, nem reconectar o pedal para inverter a polaridade.

Embora eu ache esses pedais Roland bem caros, eu já estava me conformando com a ideia de ter que comprar um novo, quando me deparei com esse vídeo no youtube:

 

Não gostei muito da solução, pois matar a placa secundária do pedal faz com que ele perca o fade-out do sustain. Em todo caso o vídeo me deu uma pista sobre o problema, então resolvi abrir o meu pedal. Com um multímetro eu identifiquei que os fios soldados à placa estavam sem continuidade com o conector.

Eu decidi substituir o cabo inteiro do pedal por um novo cabo de duas vias + terra.

Placa secundária do Roland DP10
Placa secundária do Roland DP10

No plug eu soldei os fios seguindo esse esquema:

Roland-Soldering Schema.png

 

Bom, é isso… essa manutenção me custou pouco mais de R$10,00 em componentes e mais ou menos 1 hora… bem abaixo do preço de um pedal novo e bem mais rápido que mandar pra uma assistência técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *