Relatório de Administradores Locais usando o SCCM

Recentemente tivemos a necessidade de criar um relatório que apresentasse os administradores locais dos computadores gerenciados pelo SCCM. Basicamente é necessário fazer duas coisas:

  • Inventariar os administradores locais com o SCCM;
  • Criar os relatórios que utilizarão a informação coletada.

A seguir detalharei como fiz isso:

Habilitando o inventário de administradores locais

O Inventário de administradores locais não ocorre de forma nativa no SCCM. Para obter essa informação segui a sugestão do Sudheesh N neste artigo aqui.

Importante: Caso no ambiente em que você for aplicar esta configuração tenha computadores tanto em português quanto em Inglês veja a seção “Ajustes para ambientes multilinguagem” logo abaixo.

Importe o arquivo “WMI Framework For Local Administrator.cab” no SCCM. Para isso:

  • Faça download do arquivo “Data.zip” que está anexado no post e o descompacte no seu computado
  • Abra a console do SCCM e navegue em “Assets and Compliance” >> “Compliance Settings
  • Clique com o botão direito sobre “Configuration Baseline” e importe o arquivo “WMI Framework For Local Administrator.cab
  • Faça deploy da nova Baseline para a Collection que contém as máquinas que você precisa obter a informação dos administradores locais (no meu caso, “All System”)
  • Importe o arquivo “localadmin.MOF” no SCCM. Para isso
  • No Console do SCCM navegue em “Administration” >> “Client Settings“; clique com o botão direito sobre “Default Client Settings” e clique em “Properties“.
  • Selecione “Hardware Inventory” e então clique em “Set Classes“.
  • Clique em “Import” e localize o arquivo “localadmin.mof“.

Ajustes para ambientes multilinguagem

No arquivo “WMI Framework For Local Administrator.cab” é usado um vbscript para configurar a classe WMI LocalAdmins. Para isso ele coleta os usuários existentes no grupo “Administrators” do computador. No entanto, notei que em computadores em português a classe WMI nunca era populada pois não existe um grupo “Administrators” mas sim um grupo “Administradores“.

Para contornar esse problema, fiz uma modificação no script para que considerasse os usuários dos dois grupos. Assim, a mesma regra pode ser usada tanto para maquinas em português quanto maquinas em Inglês. O arquivo com as modificações se chama “WMI Framework For Local Administrator Portuguese.cab” e está anexado no final do post. Caso seja valido para o seu ambiente, use ele.

Criando os relatórios

Uma vez que os dados existem no SCCM, basta criar os relatórios utilizando sua ferramenta favorita, como o SQL Report Builder. Utilizei alguns modelos prontos sugeridos pelo próprio Sudheesh N neste outro post:

Para importar os relatórios prontos:

  • No SCCM acesse a URL do Report Server (normalmente http://reportservername/Reports)
  • Navegue na pasta onde quer criar os relatórios e clique em “Upload File”:

  • Localize os arquivos “.rdl” que você deseja importar e clique em OK

  • Em sequência, clique em “Manage” na seta pra baixo à direita do relatório que você importou:

  • Selecione “A Shared Data Source” e clique em “Browse

  • Selecione a pasta chamada ConfigMgr_XXX e expanda ela. Selecione o Data Source e clieque em OK

That’s all folks

Baseline WMI Data.zip
WMI Framework For Local Administrator Portuguese.zip
Report Files.zip

 

 

2 respostas para “Relatório de Administradores Locais usando o SCCM”

    1. Oi Vivian,

      Isso vai depender de como está configurado o inventário de hardware para as estações.

      É possível forçar isso em algumas estações executando o ciclo de inventário de hardware no Configuration Manager Client.

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