UPDATE: Os arquivos mencionados nesse artigo foram movidos para o GitHub. Os links atualizados estão no fim do post.
Recentemente precisei criar um relatório de administradores locais em computadores gerenciados pelo SCCM. Como isso não é suportado naivamente pelo SCCM, foi necessário fazer duas coisas:
- Inventariar os administradores locais com o SCCM.
- Criar os relatórios que utilizarão a informação coletada
A seguir detalharei como fiz isso:
Habilitando o inventário de administradores locais
O inventário de administradores locais não ocorre de forma nativa no SCCM. Para obter essa informação segui a sugestão do Sudheesh N neste artigo aqui.
Importante: Caso no ambiente em que você for aplicar esta configuração tenha computadores tanto em português quanto em Inglês veja a seção “Ajustes para ambientes multilinguagem” logo abaixo.
Importe o arquivo “WMI Framework For Local Administrator.cab” no SCCM. Para isso:
- Faça download do arquivo “Data.zip” que está anexado no post e o descompacte no seu computado
- Abra a console do SCCM e navegue em “Assets and Compliance” >> “Compliance Settings“
- Clique com o botão direito sobre “Configuration Baseline” e importe o arquivo “WMI Framework For Local Administrator.cab
- Faça deploy da nova Baseline para a Collection que contém as máquinas que você precisa obter a informação dos administradores locais (no meu caso, “All System”)
- Importe o arquivo “localadmin.MOF” no SCCM. Para isso
- No Console do SCCM navegue em “Administration” >> “Client Settings“; clique com o botão direito sobre “Default Client Settings” e clique em “Properties“.
- Selecione “Hardware Inventory” e então clique em “Set Classes“.
- Clique em “Import” e localize o arquivo “localadmin.mof“.
Ajustes para ambientes multilinguagem
No arquivo “WMI Framework For Local Administrator.cab” é usado um vbscript para configurar a classe WMI LocalAdmins. Para isso ele coleta os usuários existentes no grupo “Administrators” do computador. No entanto, notei que em computadores em português a classe WMI nunca era populada pois não existe um grupo “Administrators” mas sim um grupo “Administradores“.
![Código em VBscript com destaque das modificações realizadas no script de inventário.](http://emnavarro02.files.wordpress.com/2018/06/062218_1947_relatriodea2.png)
Para contornar esse problema, fiz uma modificação no script para que considerasse os usuários dos dois grupos. Assim, a mesma regra pode ser usada tanto para máquinas em português quanto máquinas em inglês.
O arquivo com as modificações se chama “script_pt-br.vbs“. Caso seja valido para o seu ambiente, use ele.
Criando os relatórios
Uma vez que os dados existem no SCCM, basta criar os relatórios utilizando sua ferramenta favorita, como o SQL Report Builder. Utilizei alguns modelos prontos sugeridos pelo próprio Sudheesh N neste outro post.
Para importar os relatórios prontos:
- No SCCM acesse a URL do Report Server (normalmente http://reportservername/Reports).
- Navegue na pasta onde quer criar os relatórios e clique em “Upload File“.
- Localize os arquivos “.rdl” que você deseja importar e clique em OK.
- Em sequência, clique em “Manage” na seta pra baixo à direita do relatório que você importou.
- Selecione “A Shared Data Source” e clique em “Browse“.
- Selecione a pasta chamada ConfigMgr_XXX e expanda ela.
- Selecione o Data Source e clique em OK.
That’s all folks
Arquivos citados nesse artigo: https://github.com/emnavarro02/sccm-local-admin-report
Olá sabe quanto tempo demora para começar a carregar na base esses dados do adm local?
Oi Vivian,
Isso vai depender de como está configurado o inventário de hardware para as estações.
É possível forçar isso em algumas estações executando o ciclo de inventário de hardware no Configuration Manager Client.